Agricultura de Quatro Marcos implanta viveiro de mudas de capim capiaçu no assentamento Duas Meninas

Por Luiz Carlos Bordin

A Secretaria de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO), visando promover ações de fortalecimento da Bovinocultura de Leite pelo Programa Mais Leite - Programa Municipal de Incentivo à Produção de Leite, implantou o primeiro viveiro comunitário de produção de mudas do BRS Capiaçu no município de São José dos Quatro Marcos.

O BRS Capiaçu é uma cultivar do capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum) criado pela EMBRAPA, que se destaca pela alta produtividade e valor nutritivo da forragem. O capim possui elevado potencial de produção de matéria seca, cerca de 50tolenadas/ha/ano, constituindo-se em uma alternativa para suplementação de volumoso barata na forma de silagem ou picado verde para os bovinos de leite no período seco do ano. Quando irrigado, ele pode dar até 04 cortes no ano.

Segundo Vagner Meira, Secretário de Agricultura, o viveiro comunitário de produção tem por objetivo realizar a multiplicação de mudas do BRS Capiaçu para fornecerem para produtores de leite da Agricultura Familiar do Assentamento Duas Meninas e comunidades vizinhas.

Capim Capiaçu

O viveiro foi implantado no dia 09 de Abril no Sitio 02 Meninas, que está localizado no Assentamento Duas Meninas. O trabalho de implantação foi feito em parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Associação de Produtores Rurais do Assentamento Duas Meninas. A Secretaria realizou o sulcamento da área, adubo de plantio e auxiliou na aquisição de mudas do BRS Capiaçu, feito por meio de uma doação de um produtor de leite da região que já possuía o material genético.

O plantio das mudas no viveiro foi feito por meio de trabalho em mutirão, que contou com a participação de membros da associação, homens e mulheres, e contou com o acompanhamento técnico do secretário de Secretaria de Agricultura.

As mudas iniciais que foram plantadas em área do viveiro comunitário serão irrigadas e adubadas no período seco, para garantir alta produção e qualidade das mudas da capineira, que serão distribuídas gratuitamente para os produtores de leite do Assentamento Duas Meninas e comunidades circunvizinhas no início do próximo período chuvoso.